Acerca de mim

A minha foto
Ponta Garça, São Miguel-Açores, Portugal

domingo, 4 de dezembro de 2011

Rissóis de atum da Cris

Ontem, fiz rissóis de atum, uma receita deliciosa que dá um bocadinho de trabalho para confecionar, desde a preparação da massa, recheio… Contudo, vale a pena faze-los em casa, pois  é mais económico do que ir ao supermercado compra-los, são mais saborosos e  são dignos de serem chamados “rissóis caseiros”!

Ingredientes

Massa dos rissóis
0,5l de água, 450 gr de farinha, 50 gr de amido de milho maizena,  25  gr de manteiga,  1 ovo batido, pão ralado  e sal q.b

Recheio
2 latas de atum, 1 cebola, 2 colheres de sopa de amido de milho maizena, 1 colher de sopa de salsa picada, 1 colher de sopa de calda de tomate, 2 colheres de sopa de massa de pimentão, 1 colher de sopa de manteiga, leite, sal, pimenta e azeite q.b

Modo de fazer

Comece por preparar o recheio. Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite, com a cebola picada miudamente e o atum esmagado. Deixe refogar um pouco e depois acrescente a manteiga, a calda de tomate, a massa de pimentão. Junte pouco a pouco  leite e mexa sempre. Acrescente a salsa e a pimenta e verifique o sal. Mexa bem e retire do lume quando o recheio estiver bem consistente.

Prepare a massa. Leve ao lume uma panela com a água temperada com sal e a manteiga. Deixe que esta derreta e que a água ferva. Junte a mistura de farinha com o amido de milho maizena, mexendo bem. Retire do lume. (Se necessário acrescente mais água ou farinha de modo que a massa fique maleável). Deite a massa numa zona enfarinhada, deixe arrefecer e depois amasse-a bem e estenda-a com o rolo, deixando-a numa espessura fina.
Coloque pedaços de massa em cima do molde, recheie, feche o molde e retire o rissol. Pincele os rissóis com ovo batido e passe-os por pão ralado. Frite-os em azeite até ficarem douradinhos.


Nota: pode congelar os rissóis depois de passados pelo pão ralado e depois mais tarde fritar.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário