Acerca de mim

A minha foto
Ponta Garça, São Miguel-Açores, Portugal

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Gatinhas bebés

Essas são as duas peludinhas bebés filhas da Mimi que tenho cá em casa, uma delas para ser adotada por alguém especial exatamente como ela, e a outra para ficar comigo e com a sua mamã, pois para quem me conhece sabe que eu adoro gatos, porque tudo neles é gracioso, o perfil, o pelo, as patas, o olhar penetrante, vivo ou melancólico, de uma inteligência invejável, conseguem cativar com facilidade quem os estima. Os gatos para mim são os melhores animais de estimação, são os melhores amigos de quatro patas. Adoro -os!

sábado, 17 de setembro de 2011

Inauguração da EB Integrada de Ponta Garça

Hoje dia 17 de setembro de 2011, pelas 11 horas, deu-se inicio à inauguração da EB Integrada de Ponta Garça. A cerimónia começou no exterior da mesma, com o posicionamento das autoridades regionais e com a banda Lira do sul de Ponta Garça que tocou uma melodia. A assistir estiveram alguns convidados, nomeadamente professores, educadores, familiares das autoridades, entidades locais, entre outros. Estiveram também, algumas centenas de pessoas de Ponta Garça que na maioria eram pais e encarregados de educação das crianças e jovens que vão frequentar a escola.
Ao entrar no edifício, mais precisamente no anfiteatro foi descerrada a placa de inauguração pelo governo regional dos açores, local onde algumas autoridades discursaram.
O padre José Gregório de Amaral iniciou a cerimónia de bênção do espaço, proferindo palavras de contentamento e de agradecimento.
De seguida, o presidente da comissão instaladora da nova escola, Adelino Sousa, verbalizou palavras diretamente para o coração de cada pessoa que estava ali. Iniciou o seu discurso citando um verso do padre António Vieira “para falar ao vento, bastam palavras, para falar ao coração são necessário obras”. Isto, para dizer que quando se fala em obras, não se fala unicamente da estrutura física, mas da ação de todos aqueles que a construíram, bem como daqueles que vão elevar o nome da instituição no panorama escolar português e afirmou que cabe a todos tornar esse sonho possível. Referiu ainda, que cada educador não atira palavras ao vento, mas sopra-as aos seus educandos, através do exemplo das suas ações, da alegria e do prazer de saber que está cada dia a contribuir para a educação de cidadãos. Mencionou ainda, que é preciso pensar em resultados positivos, é preciso vontade, compromisso, responsabilidade e acima de tudo competência. É necessário ter uma escola alegre. Alertou que uma escola com qualidade, é aquela que consegue rir, inventar e criar estratégias para desanuviar qualquer tristeza. É necessário brincar com as ideias, com a fantasia e com a imaginação. E todas estas ações são sinónimo de alegria e aprendizagem. Finalizou a sua intervenção citando Fernando Pessoa, para reforçar a ideia de que a verdade está e a verdade é o sorriso das crianças.
Por último, e não menos importante, falou o Presidente Regional dos Açores, Carlos César, que segundo as suas palavras, a escola de Ponta Garça foi um investimento à dimensão das novas gerações, pois a educação é a ferramenta essencial para que as crianças e jovens possam se defender no futuro. Em especial, congratulou a população por ter agora um excelente estabelecimento de ensino, elucidando as vantagens que a partir de agora as famílias e os educandos de Ponta Garça passam a beneficiar. Despertou convictamente a plateia que a educação é a maior herança que os pais podem deixar aos seus filhos. Convicção essa, que foi fortemente aplaudida por todos os que estavam no local.
Após os discursos, foi feita uma visita por todos os espaços da escola, primeiramente pelas autoridades e de seguida pela multidão que ali se encontrava, terminando num coffee break oferecido às autoridades e convidados.
Em meu ver, acho que graúdos e miúdos, todos saíram do espaço orgulhosos e felizes, porque Ponta Garça com uma escola imponente, deixa de ser ponta e consegue deixar voar a sua garça!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Calça de ganga prejudica a saúde

A calça de ganga é uma peça de vestuário muito usada e preferida pela mulher. Existem muitos modelos de calça de ganga e a mulher moderna escolhe a que melhor se adapta e se ajusta ao seu corpo, de forma, a que as suas coxas, pernas e nádegas fiquem bem desenhadas dentro delas, parecendo mesmo que as calças foram costuradas diretamente no seu corpo.

Há mulheres que são apaixonadas por calça de ganga e usam-na 365 dias por ano, durante muitas horas diariamente, facto este extremamente desaconselhável para a saúde, além de não ser nada original e feminino ver uma mulher sempre de calça de ganga!
O que é certo, é que a calça de ganga muito grudada ao corpo, e de tecido grosso fica muito bonita e sensual por fora, mas usada com frequência, causa uma aparência feia por dentro, o que só é possível ver quando a mulher está com pouca roupa, pois:

  • Gera estrias, varizes, deformação da barriga, doenças ginecológicas, dores nas costas e dormência nos nervos da coxa
  • Agrava a celulite
  • Prejudica a circulação sanguínea, a digestão e a respiração

Pessoalmente eu, não sou muito apreciadora de calça de ganga, pelos motivos acima descritos, bem como, pelo facto de gostar muito de variar no tipo de vestuário, em qualquer estação do ano.
Durante toda a estação mais quente do ano, as calças de gangas são praticamente isentas do meu guarda-roupa, e se as uso, é esporadicamente  em alguma saída noturna, porque, ao final do dia, já é mais tolerável usa-las devido à redução da temperatura climatérica. Nessa temporada, elas dão lugar a peças de vestuário leves que mostram o bronzeado das pernas (saias, vestidos e calções).
No restante ano, uso calças de ganga, em média 3 vezes por semana, e nos restantes dias, outros tipos de vestuário, como leggins, saias e vestidos que também deixam o corpo bonito, mas que o deixam livre, confortável e saudável!


É aconselhável reduzir o uso de calça de ganga, e privilegiar outro tipo de vestuário mais confortável, de forma a conservar o seu corpo mais bonito e promover a sua saúde!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ovos recheados de chouriço da Cris



Para satisfazer os pedidos das pessoas que me pediram a receita de ovos recheados de chouriço da Cris, aqui vai a ela! Uma delícia e muito fácil de fazer!


Ingredientes:

1 Chouriço caseiro, 2 chávenas de pão caseiro, 1 colher de sopa de manteiga de culinária, 5 ovos + 1 ovo, 1 cebola grande, 2 dentes de alho, meio copo de leite, salsa , tosta ralada, azeite,sal e pimenta q.b


Preparação:

Coza os 5 ovos e o chouriço. Depois descasque os ovos e parta cada um em 4 partes. Separe as gemas. Refogue no azeite a cebola e os alhos picados, acrescente a manteiga. Leve essa mistura à trituradora juntamente com o chouriço sem pele e as gemas. Triture.
Num recipiente, coloque o pão desfeito e amoleça com o leite quente e junte a mistura triturada. Acrescente a salsa picada miudamente e envolva tudo muito bem.Se necessário, acrescente um pouco de farinha.Tempere com sal e pimenta a gosto.Deixe arrefecer,e depois recheie e molde os ovos com a massa. Passe cada um pelo ovo batido e depois, pela tosta ralada. Frite em azeite.

P.S. Esta receita dá para fazer 20 ovos. 

Bom apetite!

sábado, 10 de setembro de 2011

Sumo de ameixa e laranja

O lanche de ontem foi muito nutritivo, pois,  preparei este sumo de ameixa e laranja,uma perfeita combinação que foi acompanhada por uns deliciosos cookies de chocolate e laranja.
Para este  sumo necessitei de:

Sumo de 4 ameixas
Sumo 2 laranjas
Um pouco de água


A ameixa é um excelente laxante. Estimula a secreção das glândulas salivares e a produção de suco gástrico, abre o apetite e é digestiva. A ameixa regenera os nervos e é benéfica para as pessoas fatigadas. Quando consumida fora das refeições, é aumentado o seu efeito desintoxicante.
A laranja abre o apetite e estimula a secreção dos sucos digestivos. É muita rica em vitamina C e as suas membranas e polpa são ricas em peticina que diminui o colesterol. O sumo de laranja é propício a numerosos processos de cura. A laranja é um protector do cancro do esófago e do pâncreas.

Informação extraída do livro “Coma e Cure-se” de Andrei DRACEA com a colaboração de Jackie SEGUIN.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Fajã do Araújo no Nordeste

A Fajã do Araújo fica localizada na Pedreira do Nordeste em São Miguel, nos Açores. É um local com muita beleza, onde há algumas dezenas de casas de veraneio e onde o sossego se faz sentir. Sossego este, naturalmente descontinuado somente pelo bater das ondas do mar na rocha, pelo sopro do vento na vegetação e pelo cantar dos pássaros.
Para se chegar até à Fajã, há duas possibilidades, ou de carro por uma estrada ou então por um trilho que na minha opinião, torna o passeio muito mais agradável e sempre em união com a natureza.
Trata-se de um trilho pedestre estreito, escavado na rocha, fácil de percorrer e que demora aproximadamente 30 minutos a pisar. Chegado lá baixo à Fajã do Araújo, à a possibilidade de  chegar à praia do Lombo gordo, para isso, é necessário atravessar uma ribeira e percorrer um trajeto de calhau.
Segue-se um relato fotográfico deste trilho da Fajã do Araújo.








quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Alimento importante para a saúde


A fruta é um alimento muito importante, rico em nutrientes reguladores e protetores do nosso organismo. Ela dá-nos muitos nutrientes vitais para a nossa saúde, dai que devemos consumir diariamente, entre três a cinco porções de fruta, tentando variar no tipo de fruta, pois existem tantas frutas!

A fruta em geral apresenta uma grande densidade nutricional e tem um valor calórico reduzido. Contém poucos açúcares e é muito rica em água, fundamental para hidratar. É um ótimo alimento para o pequeno almoço e lanche, bem como acompanhamento e sobremesa para almoço e jantar. De preferência deve ser ingerida naturalmente em peça de fruta e quando em salada, não muito depois de estar pronta, de forma a não perder os seus nutrientes.

Ontem, e como estamos numa  altura de verão, em que apetece comer muita fruta, fiz esta salada de fruta colorida, fresca e tão cheia de vida que contém: sumo de laranja, ananás, maça vermelha, kiwi, cereja, uva preta, uva branca e nectarina.

Uma grande mistura fonte de força e energia!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pessoas sem perfil, a trabalharem em lugares errados

Nos dias de hoje, são poucas as pessoas que têm um trabalho por mérito próprio, fruto de procura, tentativa, esforço e capacidade para exercer tarefas numa determinada categoria e área profissional, que estão em sintonia com a sua vocação e perfil.
Na verdade, a maioria dos postos de trabalho de entidades privadas,  IPSS e também, apesar de tanta burocracia, da função pública, são “oferecidos” pelos dirigentes/responsáveis da entidade,a amigos e conhecidos, na qual é ignorado todos os critérios fundamentais para a escolha  da pessoa certa para o local certo, ou seja o emprego não é  dado  a pessoas com perfil, competência, profissionalismo, experiência e vocação na área , mas sim a quem querem agradar!E quando  os responsáveis são abordados com algum comentário negativo sobre o perfil dessas pessoas, relativamente ao serviço que vão prestar , eles tentam alegar que com o tempo estas irão aprender a ter perfil para exercer a respetiva função.É tudo uma questão de tempo!
Argumento este, na minha opinião, que discordo completamente, pois, na verdade o ser humano é alguém capaz de aprender ao longo da vida, contudo à determinadas aprendizagens que são feitas e estimuladas na infância, dai nessa altura começarem a surgir as preferências, gostos e habilidades, logo, nasce o perfil da pessoa. É difícil, aprende-lo e adquiri-lo!
Claro, e é obvio que as pessoas que recebem o convite/oferta para ganhar um emprego e consequentemente um ordenado no final do mês, aceitam-no! Seria uma imensa imbecilidade se não o aceitassem!
Mas, para se ter um trabalho que não foi procurado, escolhido nem idealizado , não basta apenas dizer sim, à que refletir sobre as vantagens e desvantagens que estão em causa e que irão beneficiar e ou prejudicar a si próprio, bem como aos restantes funcionários do estabelecimento. Se uma pessoa não tem perfil para exercer determinado cargo profissional, nunca poderá haver harmonia, entendimento, justiça, dedicação, paciência e sucesso no respetivo trabalho, logo, esta passa os seus dias num medonho esforço para se adaptar e consequentemente com uma grande frustração e isso reflecte-se para o público, pois nós utentes, no dia a dia  deparamo-nos com pessoas sem perfil em  postos de trabalho errados, pois observamos:

  • Excesso ou falta de energia para o cargo em questão
  • Falta de aptidão para exercer as tarefas que são inerentes ao cargo
  • Falta de entusiasmo, dedicação e humildade em geral
  • Falta de educação e paciência com o público alvo e colegas de trabalho
  • Falta de postura no que concerne à categoria profissional
  • Falta de formação e conhecimento na área profissional

Efetivamente, todas essas situações acabem por criar e desenvolver um clima e imagem  desagradável na entidade e a culpa é dos responsáveis/dirigentes, que não souberam fazer as coisas como a lei manda! Infelizmente é assim!
Contudo, há excepções, pois na realidade, existem muitas pessoas certas a trabalharem nos lugares certos quer seja por mérito próprio, quer seja porque alguém lhes deu um jeito e ou ofereceram-lhe o trabalho!E ainda bem que existem essas excepções!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Trilho Rocha do Cascalho

Como referi no post anterior, hoje falo do trilho da Rocha do Cascalho.
Este trilho faz-se por um íngreme atalho inclinado, que começa logo depois do inicio do trilho para a Rocha da Relva e termina num parque de merendas, junto ao mar.
Durante o percurso, observa-se algumas adegas e casas, mas a maior parte são terrenos cultivados de vinhas, devido ao microclima que favorece o seu desenvolvimento.É de notar que as mesmas são divididas por quartéis de pedra, que aquecem e fazem com que as uvas amadureçam e deêm um sabor especial.
Chegado lá baixo, pode-se descansar e lanchar no agradável parque de merendas com vista sobre o mar. O regresso faz-se pelo mesmo caminho. O percurso de ida e volta é de aproximadamente 2km com duração de 1hora.Seguem-se fotografias deste trilho.










quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Trilho Rocha da Relva


A Rocha da Relva é um lugar ofuscante... É localizada na freguesia da Relva, no concelho de Ponta Delgada na ilha de S.Miguel, nos Açores. Este trilho,  designado por “Rocha da Relva”, é um percurso fácil de fazer, que tem 2,4 km, e a duração de 1h15m.No inicio do trilho, existe um desvio que dá acesso à Rocha de cascalho (falarei deste no próximo post).
O percurso para a Rocha da relva é feito somente a pé à beira da rocha, por um estreito atalho. Durante o percurso, encontra-se muitas casas de veraneio e prédios com vinhas e outros tipos de árvores de fruto, bem como alguns animais domésticos, burros e cavalos, que ajudam os proprietários dos prédios a transportar materiais. Há também um altar em honra de Nossa Senhora dos Anjos  .
Chegado ao final do percurso da Rocha da Relva, há que regressar para trás pelo mesmo caminho. No total,ida e volta, o trilho tem  4,8 km e demora a fazer aproximadamente 2h30m.

Para os que tem o privilégio de gostar da natureza e não temem as dificuldades de acesso, este é um trilho que vale a pena percorrer!