Acerca de mim

A minha foto
Ponta Garça, São Miguel-Açores, Portugal

sábado, 17 de setembro de 2011

Inauguração da EB Integrada de Ponta Garça

Hoje dia 17 de setembro de 2011, pelas 11 horas, deu-se inicio à inauguração da EB Integrada de Ponta Garça. A cerimónia começou no exterior da mesma, com o posicionamento das autoridades regionais e com a banda Lira do sul de Ponta Garça que tocou uma melodia. A assistir estiveram alguns convidados, nomeadamente professores, educadores, familiares das autoridades, entidades locais, entre outros. Estiveram também, algumas centenas de pessoas de Ponta Garça que na maioria eram pais e encarregados de educação das crianças e jovens que vão frequentar a escola.
Ao entrar no edifício, mais precisamente no anfiteatro foi descerrada a placa de inauguração pelo governo regional dos açores, local onde algumas autoridades discursaram.
O padre José Gregório de Amaral iniciou a cerimónia de bênção do espaço, proferindo palavras de contentamento e de agradecimento.
De seguida, o presidente da comissão instaladora da nova escola, Adelino Sousa, verbalizou palavras diretamente para o coração de cada pessoa que estava ali. Iniciou o seu discurso citando um verso do padre António Vieira “para falar ao vento, bastam palavras, para falar ao coração são necessário obras”. Isto, para dizer que quando se fala em obras, não se fala unicamente da estrutura física, mas da ação de todos aqueles que a construíram, bem como daqueles que vão elevar o nome da instituição no panorama escolar português e afirmou que cabe a todos tornar esse sonho possível. Referiu ainda, que cada educador não atira palavras ao vento, mas sopra-as aos seus educandos, através do exemplo das suas ações, da alegria e do prazer de saber que está cada dia a contribuir para a educação de cidadãos. Mencionou ainda, que é preciso pensar em resultados positivos, é preciso vontade, compromisso, responsabilidade e acima de tudo competência. É necessário ter uma escola alegre. Alertou que uma escola com qualidade, é aquela que consegue rir, inventar e criar estratégias para desanuviar qualquer tristeza. É necessário brincar com as ideias, com a fantasia e com a imaginação. E todas estas ações são sinónimo de alegria e aprendizagem. Finalizou a sua intervenção citando Fernando Pessoa, para reforçar a ideia de que a verdade está e a verdade é o sorriso das crianças.
Por último, e não menos importante, falou o Presidente Regional dos Açores, Carlos César, que segundo as suas palavras, a escola de Ponta Garça foi um investimento à dimensão das novas gerações, pois a educação é a ferramenta essencial para que as crianças e jovens possam se defender no futuro. Em especial, congratulou a população por ter agora um excelente estabelecimento de ensino, elucidando as vantagens que a partir de agora as famílias e os educandos de Ponta Garça passam a beneficiar. Despertou convictamente a plateia que a educação é a maior herança que os pais podem deixar aos seus filhos. Convicção essa, que foi fortemente aplaudida por todos os que estavam no local.
Após os discursos, foi feita uma visita por todos os espaços da escola, primeiramente pelas autoridades e de seguida pela multidão que ali se encontrava, terminando num coffee break oferecido às autoridades e convidados.
Em meu ver, acho que graúdos e miúdos, todos saíram do espaço orgulhosos e felizes, porque Ponta Garça com uma escola imponente, deixa de ser ponta e consegue deixar voar a sua garça!

Sem comentários:

Enviar um comentário