Acerca de mim

A minha foto
Ponta Garça, São Miguel-Açores, Portugal

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pessoas sem perfil, a trabalharem em lugares errados

Nos dias de hoje, são poucas as pessoas que têm um trabalho por mérito próprio, fruto de procura, tentativa, esforço e capacidade para exercer tarefas numa determinada categoria e área profissional, que estão em sintonia com a sua vocação e perfil.
Na verdade, a maioria dos postos de trabalho de entidades privadas,  IPSS e também, apesar de tanta burocracia, da função pública, são “oferecidos” pelos dirigentes/responsáveis da entidade,a amigos e conhecidos, na qual é ignorado todos os critérios fundamentais para a escolha  da pessoa certa para o local certo, ou seja o emprego não é  dado  a pessoas com perfil, competência, profissionalismo, experiência e vocação na área , mas sim a quem querem agradar!E quando  os responsáveis são abordados com algum comentário negativo sobre o perfil dessas pessoas, relativamente ao serviço que vão prestar , eles tentam alegar que com o tempo estas irão aprender a ter perfil para exercer a respetiva função.É tudo uma questão de tempo!
Argumento este, na minha opinião, que discordo completamente, pois, na verdade o ser humano é alguém capaz de aprender ao longo da vida, contudo à determinadas aprendizagens que são feitas e estimuladas na infância, dai nessa altura começarem a surgir as preferências, gostos e habilidades, logo, nasce o perfil da pessoa. É difícil, aprende-lo e adquiri-lo!
Claro, e é obvio que as pessoas que recebem o convite/oferta para ganhar um emprego e consequentemente um ordenado no final do mês, aceitam-no! Seria uma imensa imbecilidade se não o aceitassem!
Mas, para se ter um trabalho que não foi procurado, escolhido nem idealizado , não basta apenas dizer sim, à que refletir sobre as vantagens e desvantagens que estão em causa e que irão beneficiar e ou prejudicar a si próprio, bem como aos restantes funcionários do estabelecimento. Se uma pessoa não tem perfil para exercer determinado cargo profissional, nunca poderá haver harmonia, entendimento, justiça, dedicação, paciência e sucesso no respetivo trabalho, logo, esta passa os seus dias num medonho esforço para se adaptar e consequentemente com uma grande frustração e isso reflecte-se para o público, pois nós utentes, no dia a dia  deparamo-nos com pessoas sem perfil em  postos de trabalho errados, pois observamos:

  • Excesso ou falta de energia para o cargo em questão
  • Falta de aptidão para exercer as tarefas que são inerentes ao cargo
  • Falta de entusiasmo, dedicação e humildade em geral
  • Falta de educação e paciência com o público alvo e colegas de trabalho
  • Falta de postura no que concerne à categoria profissional
  • Falta de formação e conhecimento na área profissional

Efetivamente, todas essas situações acabem por criar e desenvolver um clima e imagem  desagradável na entidade e a culpa é dos responsáveis/dirigentes, que não souberam fazer as coisas como a lei manda! Infelizmente é assim!
Contudo, há excepções, pois na realidade, existem muitas pessoas certas a trabalharem nos lugares certos quer seja por mérito próprio, quer seja porque alguém lhes deu um jeito e ou ofereceram-lhe o trabalho!E ainda bem que existem essas excepções!

Sem comentários:

Enviar um comentário