Foi a população de Água Retorta com a sua enorme vontade e persistência que permitiu que este acesso se torna-se uma realidade. No entanto, este acesso tem sido tema de murmuração por algumas pessoas descontentes com esse novo acesso, que alegam que esta obra era desnecessária devido ao fato de já haver o antigo acesso pelo Faial da Terra, bem como, envolve grandes despesas financeiras e é um atentado ambiental.
Efetivamente, à que ressaltar que atualmente o acesso pelo Faial da Terra para a Fajã do Calhau só pode ser feito a pé e com muita cautela , pois, o acesso de automóvel que desde de sempre foi perigoso, já não existe, devido ao fato do mar o ter destruido, além de que há constantes quedas de pedras que cingem o acesso, sendo um risco para os que nele passam!
Portanto, em meu ver,e segundo os comentários dos próprios habitantes desta zona , esta obra foi sem dúvida uma necessidade quer para a população que tem casas e campos na Fajã do Calhau e que necessitam constantemente de se deslocar para laborar nas suas terras férteis, quer para os excursionistas que gostam de trilhar, passear e apreciar em segurança em toda a zona envolvente da Fajã do Calhau.
As fotografias que se seguem mostram o traçado já construído e em fase de acabamento da estrada de Àgua Retorta para a Fajã do Calhau.
Sem comentários:
Enviar um comentário