Acerca de mim

A minha foto
Ponta Garça, São Miguel-Açores, Portugal

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

1ª Feira de Artesanato 2011 em Vila Franca

No Concelho de Vila Franca do Campo existem muitos artesãos talentosos, que com as suas mãos dão vida a muitos artefactos. E como forma de os promover, bem como os seus trabalhos artesanais, e também os restaurantes locais, foi aberto a público a 1ª Feira de Artesanato e Mostra Gastronómica da Vila que se realizou nos passados dias 12, 13 e 14 de Agosto no Açor Arena no horário compreendido entre as 18h e as 24h.
Participaram nesta feira, 20 artesãos deste Concelho, e outros 4 vindos de outros Concelhos da Ilha de São Miguel, na qual mostraram diversos tipos de artesanato em tecido, cartão, madeira, barro, entres outros. Especificamente, os meus trabalhos foram artefatos em tecido, tapeçaria e patchwork, a do José Nuno (a minha cara metade) foram artefatos em madeira, nomeadamente quadros, baleias, peixes entre outros.
Foram mostradas também as especialidades da terra, nomeadamente a massa sovada da Ponta Garça, as queijadas da Vila, as queijadas da Avó e os pratos típicos da gastronomia vilafranquense apresentado pelo único restaurante presente no recinto, nomeadamente o Vila Franca Snack bar.
As noites foram animadas por vários artistas, grupos de dança e grupos de cantares. Os convidados especiais foram sem dúvida os Emigrantes de Vila Franca que nesta época estão de visita à sua terra natal, e que na minha opinião, sãos eles os melhores apreciadores do Artesanato e Gastronomia. Para os que não puderam visitar e participar no referido evento, tiveram a possibilidade de estar sincronizados através da transmissão direta na Rádio Atlântida animada pelo Emanuel Costa.

Na minha opinião, adorei participar nesta feira, pois esta foi uma grande oportunidade de eu mostrar os meus trabalhos, que foram muito observados, palpados e valorizados pelos visitantes. Tive também a oportunidade de reencontrar pessoas que já a algum tempo não via, o que foi muito emotivo. Achei a equipa de organização muito prestável, sempre a informar e a auxiliar os artesãos. Relativamente ao coordenador geral deste evento, o  senhor Roberto Medeiros, mostrou sempre muito profissionalismo, empenho, simpatia e  convicção de que os artesãos são os maiores embaixadores do mundo. Convicção essa que de certa forma eu subscrevo, pois esta convicção instiga os artesãos a continuarem com os seus trabalhos! Aproveito para lhe dizer um muito obrigado pelo convite que me fez para participar nesta feira maravilhosa!
Efetivamente, esta feira realizada em Vila Franca do Campo durante três dias, foi uma grande iniciativa criativa, inovadora e pioneira nos Açores com grande qualidade, que possibilitou expandir o Artesanato, Artesãos locais e Gastronomia Vilafranquense e elevar Vila Franca sempre cada vez mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário