Acerca de mim

A minha foto
Ponta Garça, São Miguel-Açores, Portugal

domingo, 13 de novembro de 2011

Uma parte da amizade...


Vou começar por citar George Washington que dizia que “A verdadeira amizade é uma planta que cresce lentamente, e deve experimentar e resistir aos choques da adversidade antes de receber o nome de amizade”. Deve também, segundo a citação de Carlos drummond de Andrade, Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada”. Isto para realçar que nem todo aquele que se diz amigo, o é, pois não é amigo aquele que alardeia a amizade. A amizade sente-se, não se diz e baseia-se numa relação regada mutuamente de dedicação, carinho, solidariedade e de tantas outras coisas maravilhosas, através de atos, palavras e atitudes que se solidificam e  dão alegria.
Continuando a citar autores, Milôr Fernandes dizia “ a verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades”. A meu ver, o verdadeiro amigo é aquele que com as suas qualidades tenta tornar seu amigo numa melhor pessoa, dizendo-lhe com sinceridade a sua opinião sobre ele de forma sincera, clara e direta, pois o verdadeiro amigo aperfeiçoa-nos e enriquece-nos pelo que nos revela de nós mesmos, porque o amigo não é aquele que alegra seu amigo com a mentira, mas o que ofende e o faz chorar com a verdade. Contudo, cabe à outra pessoa considerar ou não o que ouviu. Na verdade, muitas pessoas preferem não ouvir a verdade e iludirem-se com a mentira, ou então ouvirem-na e ignorarem-na.
Os verdadeiros amigos são aqueles que se reconhecem nos maus e nos bons momentos, não aqueles que enquanto a fonte jorra água pura e cristalina, estão sempre lá a beberem-na, mas se eventualmente esta deixa de verter água, afastam-se porque já não têm nada para lograr e dão alegações pouco ou nada convincentes para justificar o seu afastamento e ou reaparecimento ocasional! Ai sim se conhecem os verdadeiros amigos! Infelizmente existem amigos egoístas e geralmente sem nos apercebermos, são esses os que melhor tratamos à nossa volta e que nunca  os esquecemos e se for preciso até " trepamos montanhas" para os defender e proteger, mas depois... são estes os ingratos que usam e abusam da nossa simpatia, disponabilidade e confiança, no entanto, julgam que continuarão a ser tratados da mesma maneira para sempre! Não... desculpa-se à primeira e mantêm-se fiel, desculpa-se à segunda e fica-se atento e à terceira o melhor é desistir de pessoas assim!

Sem comentários:

Enviar um comentário