quarta-feira, 27 de abril de 2011

Preparação dos Maios 2011

Como é óbvio, ainda não posso anunciar qual vai ser o tema dos Maios de 2011 elaborados por mim. Posso, apenas adiantar que é um tema tradicional e que durante esta semana estou a elaborar um objeto grande que fará parte da decoração do espaço, onde os Maios estarão expostos.
Seguem-se algumas fotografias da fase inicial deste trabalho, na qual usei Cartão, platex, madeira e placas de esferovite reaproveitado, cola branca e guache branco.
Decerto que estas imagens vão despertar em si a curiosidade em tentar decifrar a que objeto me refiro e consequentemente a que tema está ele relacionado.






segunda-feira, 25 de abril de 2011

Férias no Pinheiro alto nas Casas do Frade


No post anterior, falei do Refúgio do Convento das Casas do frade no Nordeste da Ilha de São Miguel nos Açores, e neste, vou continuar com a mesma temática, mas claro, falando de outro núcleo das casas do Frade, nomeadamente do Pinheiro Alto, que é composto por duas casas, uma T1 que é a casa da Bilha e uma T2 que é a casa do Forno.
Alguns anos atrás, já tive o agrado de estar de férias da Páscoa na Casa da Bilha, onde desfrutei de um ambiente sereno e modesto,rodeado do verde da natureza . Sem dúvida é uma excelente sugestão para quem procura um ambiente de férias calmo e natural.

Contatos:
http://www.toprural.pt/Quinta-ou-casa-rural-quartos/Casas-do-Frade_35907_f.html
Proprietário-António Cabral de Melo
Telefone-296282365
Telemóvel-962487001/3


Interior da Casa da Bilha

 Casa da Bilha

Casa do Forno

Parte de trás do Pinheiro Alto


Férias no Refúgio do Convento nas Casas do Frade

Se pretende ir de férias,é um amante da natureza e deseja  refugiar-se  num ambiente tranquilo, onde a natureza se revela em todo o seu fulgor no sossego do campo e beneficiar de uma estadia confortável e acolhedora, a sugestão ideal  é o Refúgio do Convento que é um dos  núcleos de casas rústicas em condomínio fechado, pertencente às Casas do Frade, situado no Nordeste da Ilha de São Miguel, nos Açores.
O Refugio do Convento tem 3 casas, duas são T2, nomeadamente a casa do Açor e a casa da Tamanca e T1, a Casa do Traje.
As casas têm quarto de dormir com cama de casal, sala de estar, cozinha e quarto de banho. No exterior  do  Refúgio do Convento, há zonas de lazer ajardinadas com lenha para churrasco e com uma vista extraordinária sobre a paisagem envolvente.

Eu, várias vezes já fui passar férias para as Casas do Frade e garanto que é um óptimo local para descansar e repor as energias  num  ambiente de sossego e bem estar.

Contatos:
http://www.toprural.pt/Quinta-ou-casa-rural-quartos/Casas-do-Frade_35907_f.html
Proprietário-António Cabral de Melo
Telefone-296282365
Telemóvel-962487001/3


Interior da Casa do Traje

Entrada para o Refúgio do Convento

Exterior das Casas do Refúgio
  

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Maios 2010





Continuando a falar do dia 1 de Maio, hoje mostro as fotografias dos Maios de 2010, elaborados por mim. Estes Maios  retrataram a tradição através da representação de um ofício antigo, nomeadamente a profissão de Oleiro, que despertou a curiosidade dos olhares das pessoas que pela rua passaram. A escolha do tema “A Olaria” teve como objetivo homenagear os muitos oleiros que antigamente se dedicam a essa atividade que não é nada fácil de fazer, pois, requer muita dedicação e prática, mas também aos poucos que ainda hoje existem.




quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dia dos Maios

O dia 1 de Maio já está a chegar… dia para expressar a tradição da cultura popular, através da exposição de Maios, que são representações humanas em tamanho natural que demonstram atitudes humanas e mostram cenas do quotidiano (do passado ou atual).

Eu, valorizo muito esta tradição e pretendo mantê-la viva, não só pelas recordações dos mais antigos, mas também, para ser uma realidade das novas gerações, por isso, realizo Maios e exponho-os no largo da rua logo pela madrugada do dia 1 de Maio e ficam lá até anoitecer.
Tento ser original e criativa na escolha do tema, ornamento a preceito todo o espaço envolvente, tentando criar um ambiente harmonioso e estético, sempre com o intuito de sensibilizar as pessoas, valorizar  e preservar a tradição!

As fotografias aqui expostas são dos Maios do ano 2009, cujo tema foi a  Agricultura Biológica .


terça-feira, 19 de abril de 2011

Galinha da Páscoa

Materiais:
Lã de cor: castanha, lápis, compasso, cartão, tesoura, x-acto, cartolina de espuma de cor: amarela, branca e vermelha , penas, cola,  olhos de plástico, caneta de cor: preto e moldes.

Modo de fazer:
Preparar 2 anéis de cartão com 12cm (centro:5cm),recorta-los e   esvaziar os seus centros  com o x-acto.


Sobrepor os dois anéis e passar lã à volta do aro do anel do cartão, apertando com força. Dar as voltas necessárias com a lã.




Enfiar a tesoura entre os anéis e cortar a lã em  toda a volta.






Enrolar um fio de lã entre os anéis. Apertar e atar.
Retirar os anéis, fazer o pompom,  alinhar os fios e cortar se necessário.




Desenhar na cartolina de espuma de acordo com as respetivas cores da galinha , 2 vezes o molde 1, que será a parte da frente e de trás da cabeça da galinha.Fazer o mesmo mas, apenas uma vez com os restantes moldes, e depois recortar.



Unir, colando a parte 1 com a sua parte de trás, desde a parte superior da cabeça até apenas à zona a tracejado indicada no molde;
Decorar as asas com as penas;
Colar nos respetivos sítios todas as partes anteriormente recortadas;
Colar os olhos e desenhar as pestanas e sobrancelhas;
Bom trabalho!

domingo, 17 de abril de 2011

Bacalhau da Serra



O Bacalhau é indiscutivelmente um dos peixes mais consumidos e apreciados, razão que se deve ao seu agradável sabor e ao facto de se prestar aos mais variados modos de confeção. Esta receita de Bacalhau da Serra é apenas uma das muitas maneiras de servi-lo. Bom apetite!

Ingredientes:

1 kg de batatas
3 Cebolas
4 Dentes de alho
300 gr de migas de bacalhau demolhado
Um raminho de salsa
1 Copo de leite
2 Gemas de ovos
2 Colheres de sopa de tosta ralada
2 Colheres de sopa de queijo flamengo ralado
Azeite q.b
Sal e pimenta q.b

Preparação:

Coza as batatas com 1 cebola e 2 dentes de alho em água. Entretanto, refogue no azeite as restantes 2 cebolas e os alhos picados. Junte as migas de bacalhau cruas e envolva-as até estas se desfazerem e cozerem. Acrescente a salsa picada finamente.
Escorra as batatas e reduza-as a puré e envolva com o leite e as gemas. Junte esse puré ao bacalhau e envolva tudo muito bem. Tempere com sal e pimenta. Verta para um recipiente refratário. Polvilhe com a tosta ralada e o queijo e leve ao forno a gratinar por cerca de 30 minutos a uma temperatura de 200º C. Acompanhe com salada.

Galos para decorar a casa na Páscoa



Continuando com o espírito pascoal,hoje mostro e explico como elaborar  galos para decorar de forma original a sua casa nesta época festiva.




Materiais:

Três tecidos que não esgarcem e ou felpo de cor: rosa, bordô e branco ou amarelo, pasta sintética, linha de croché colorida, olhos de plástico, penas, lã de cor: bordô, cola, lápis, agulha, tesoura, pincel, tinta de tecido de cor: preto e fio fino dourado.

Modo de fazer:

Desenhar 2 vezes no tecido branco ou no amarelo o molde 1, que será a parte da frente e a de trás do galo e depois recortar;

Desenhar 2 vezes no tecido bordô o molde 3 e 4, recortar e cozer com ponto de alinhavo e encher com a pasta sintética;

Desenhar 2 vezes no tecido rosa o molde 2 e apenas 1 vez o molde 5, depois recortar, cozer com ponto de alinhavo e encher com a pasta (apenas no parte 2);

Fazer duas trancinhas com a  lã , que serão as pernas do galo;

Unir a parte 1 com a sua parte de trás e começar a cozer com ponto de alinhavo na zona onde é pregado a crista do galo. Cozer em toda a sua volta com o mesmo ponto, depois fincar as pernas do galo ao seu corpo ,acabar de encher com a pasta e pregar os pés do galo às pernas.


Colar no galo, os olhos, a parte 4 e 5 e as penas;

Pintar as sobrancelhas e pestanas dos olhos do galo com a tinta de tecido;

Afixar na parte de trás da crista do galo o fio dourado, para poder pendura-lo .


Bom trabalho!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bacalhau à Cris


Ingredientes:

400 gr de massa cotovelo médio 
300 gr de migas de bacalhau demolhado
1 Pacote de molho béchamel
1 Pacote de natas
2 Cebolas
1 Cenoura grande
3 Dentes de alho
Queijo parmesão q.b
Salsa q.b
Azeite q.b
Sal e pimenta q.b

Preparação:

Numa panela coza o macarrão em água e sal. Refogue no azeite a cebola com o alho picado  e o bacalhau desfeito. Deixe cozer. De seguida acrescente a cenoura ralada, o molho béchamel e a nata. Mexa. Acrescente a massa e envolva bem. Por fim ponha a salsa picada  e  tempere com sal e pimenta a gosto. Vaze num tabuleiro e polvilhe com o  queijo parmesão. Vai ao forno à temperatura de 180ºC até derreter o queijo, aproximadamente  durante 20 minutos.
Bom apetite!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Coelhinhos de Páscoa


Materiais:
Dois tecidos que não esgarcem de cor branco e  outro colorido , pasta sintética, linha de croché colorida, felpo de cor  rosa e branco, olhos de plástico, bigodes, cola,lápis,agulha e  tesoura.
Modo de fazer:
Desenhar 2 vezes no tecido branco o molde 1, que será a parte da  frente e de trás da cabeça do coelho e depois recortar;
Desenhar no tecido colorido o molde 2, 3 e 4 e depois recortar;
Colar, sobrepondo na parte 1 do coelho, as partes anteriormente recortadas e depois cozer com ponto de alinhavo apenas as áreas a tracejado que estão no molde;
Unir a parte 1 com a sua parte de trás e cozer em toda a sua volta com o mesmo ponto. Antes de acabar de cozer, encher com a pasta sintética;
Desenhar no felpo, através do molde, os dentes e o nariz do coelho. Recortar e colar na cara do coelho;
Colar os olhos e bigodes;

P.S- Este coelho pode servir como alfinete, como íman, bem como adereço decorativo!
Bom trabalho!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Pintainhos da Páscoa a sair da casca...


Hoje, mostro e explico mais uma sugestão de um trabalho manual alusivo à Páscoa. Pintainhos a sair  da casca...



Material necessário:
Lã, lápis, compasso, cartão, tesoura, x-acto, felpo vermelho, cascas de ovos, cola, olhos de plástico ,placa de cortiça (10cm x 8cm) e ráfia .
Modo de fazer:
O modo de fazer o pompom de lã  para o corpo e a cabeça do pintainho está explicado no post do dia 31 de Março de 2011. O que é diferente é a medida dos anéis que deverá ser:
Cabeça: 2 cm (centro: 1cm)
Corpo: 2,5 cm (centro:1cm)

Depois de elaborado, colar a casca do ovo na base do corpo e na cabeça do pintainho. Colar os olhos e o bico feito com o felpo.
Para finalizar o trabalho,  colar o pintainho na base de cortiça e adereçar com a ráfia.

Bom trabalho!

domingo, 10 de abril de 2011

Bolo de chocolate da Cris





Chegou o dia do meu aniversário…mais um ano…mais presentes…mais expetativas…mais sonhos…e claro, envolto numa simbologia, um bolo para adoçar a boca e a alma! Bolo de chocolate...uma delicia !



 




Ingredientes:

para o bolo
- 6 Ovos
- 100gr de cacau em pó
- 340 gr de manteiga
- 320 gr de farinha com fermento
- 300 gr de açúcar
- 1 Colher de chá de fermento
- 1 Pitada de sal fino
- 1 Copo de leite
- 6 Gotas de baunilha

para a cobertura
- 200 gr de chocolate em barra
- 1 nata
- 3 colheres de sopa de açucar confeiteiro
- Coco ralado q.b

Preparação:
Junte numa tigela  todos os ingredientes do bolo, excepto os ovos e envolva muito bem. Por fim ponha os ovos e  bata  bem.Unte uma forma sem buraco com manteiga e polvilhe com farinha e  deite a massa do bolo. Leve ao forno pré aquecido durante aproximadamente 40 minutos à temperatura de 180º. Desenforme o bolo e deixe arrefecer.Entretanto, prepare a cobertura.Derreta em banho maria o chocolate,junte a nata e o açúcar.Mexa bem e deite por  cima do bolo . Decore a gosto com o coco. 

Bom apetite!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tendência de Moda Feminina Romântica Primavera-Verão 2011


Uma das propostas que surge para a época quente de 2011,para além das que já foram faladas em posts anteriores,é a tendência romântica. Nesta tendência, as aplicações de laços,corações, folhos, pérolas, fitas, bordados com detalhes infantis, são os principais atributos dessa moda, que traz uma paleta de cores pálidas e discretas de tons suaves, como o rosa, azul, verde e o amarelo, mas também entrando em sintonia com o vibrante do vermelho .É uma tendência bastante feminina!


  
Os laços e  corações, aparecem em acessórios de cabelo,bijutaria, cintos, bolsas, sapatos, vestidos e blusas, para dar um visual bastante romântico.

Os Padrões são xadrezes miúdos,florais e listrados com aplicações de transparências, folhos, rendas e crochés.

O tule dá um toque especial a toda a leveza dos tecidos que são fluidos e esvoaçantes.

 O brilho e maciez do cetim e da seda trazem elementos das lingeries para a estética de blusas com decotes, camisetas, vestidos e saias bem curtas, para dar  um aspecto sexy em toda a inocência do romantismo.




Comece a libertar o seu  lado romântico nesta  Primavera e chegará ao Verão com o romance no ar!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Galinha,galo e pato da Páscoa




Continuando a falar dos animais simbólicos  da Páscoa, a sugestão de hoje são animais (galinha,galo e pato) feitos em gesso.
O gesso é um material barato, útil e de fácil preparação.





Materiais para elaborar os animais:

2 Copos de gesso em pó
1 Copo de água
Recipiente
Formas de silicone alusivas à Pascoa



Materiais para a pintar os animais:

Tinta acrilica fosca de várias cores
Pincéis de vários tamanhos
Verniz de água







Preparação:

  1. No recipiente, misturar rapidamente o gesso com a água. Vazar nas formas escolhidas. Deixar secar. Passado algumas horas, desenformar com cuidado.
  2. Pintar os animais, usando a técnica da sombra e da luz com várias tonalidades. Deixar secar e depois envernizar.
  3. Para finalizar o trabalho, colar os animais com cola quente em pequenas placas de cortiça que dão o efeito de mini quadros, ou usar os animais para outras opções decorativas.
 Bom trabalho!