Halloween é o nome original na língua inglesa é um evento tradicional e cultural, que ocorre em especial nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. O termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa. A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando: Origem pagã que tinha como objectivo dar culto aos mortos e origem católica que consagrava um dia para festejar "Todos os Santos",
O Halloween é celebrado hoje de forma muito diferente da sua origem, pois só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas como actualmente tem . Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos . Entre os quais temos por exemplo o costume das fantasias, enfeites, disfarces e outros itens comercializados por ocasião dessa festa que estão repletos de bruxas, gatos pretos,aranhas, vampiros, fantasmas, esqueletos e monstros, no entanto, isso não reflecte a realidade pagã, pois não existe ligação dessa festa com o mal, apesar de hoje esta festa gerar medo e violência sobretudo às crianças. As fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.As cores e simbolos mais usadas na festa de halloween possuem significados que fazem a diferença na noite dos santos:
Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para lhe sugar as energias.
Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.
Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de halloween.
Bruxas: são as principais simbologias desta festa. Conta a história que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo tomando várias formas e histórias diferentes.
Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da história de Jack, homem que gostava muito de beber que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que de tanto beber morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também já que humilhava o diabo em vida. A partir daí, a alma de Jack passa a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.
Gato Preto: é um símbolo ligado às bruxas, pois estas conseguem se transformar em gatos. Outras superstições acerca dos gatos são que estes são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.
Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.