Acerca de mim

A minha foto
Ponta Garça, São Miguel-Açores, Portugal

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pai Natal em porta papeis


Continuando a falar de decoração de natal, hoje apresento um porta papeis com um pai natal. É de salientar que é um trabalhinho um pouco moroso e minucioso, mas que com um bocadinho de jeito e paciência  você vai conseguir    faze-lo .  Bom trabalho!





Materiais

2 Caixas de cereais grande com aproximadamente 15 x 28 cm, tinta acrílica e brilhantes em pó vermelho, cartolina de espuma vermelha, verde e branco, 3 palhinhas brancas reaproveitadas, 3 tirinhas de papel vermelho, cartolina bege,  várias formas circulares de 3 tamanhos diferentes em cartolina de espuma branca,   moldes, 1 par de olhos de plástico, cola branca, lápis, cola, tesoura e pincel .





Modo de fazer
Caixa
 
Para fazer a caixa do porta papeis, utilize uma caixa de cereais grande e desmonte-a. Depois, de acordo com as indicações seguintes monte-a pelo lado contrário. ( A imagem seguinte representa uma caixa de cereais desmontada ).



  1. Fazer uma dobra na horizontal da caixa (linha horizontal a tracejado), mais ou menos no seu centro com 15 cm a contar de baixo.
  2. Recortar pelas dobras já existentes na caixa (dobra 1, 2, 3 e 4) somente até encontrar a dobra anteriormente feita.
  3. Retirar, cortando as partes que estão a sombreado(como mostra a imagem)
  4. Colar A sobre A1 pelo lado de dentro da caixa
  5. Colar B sobre B2 pelo lado de dentro da caixa
  6. Colar C sobre C3 pelo lado de dentro da caixa
  7. Colar D4 sobre Y
  8. Colocar para dentro X1 e X2 e por cima cole W1 e depois W2
  9. Colar D sobre D4 pelo lado de dentro da caixa
  10. Pintar com 3 demãos a caixa no seu interior e exterior   

Pai Natal

Desenhar nos respetivos tipos e cores de papel os seguintes moldes:

Cartolina de espuma vermelha - molde 4, 7 e 9 (1x cada)
Cartolina de espuma verde - molde 3 (4x cada)
Cartolina de espuma branca - molde 5 e 6 (2x), molde 10, 11,12, 13a e 13b (1x cada)
Cartolina de papel bege - molde 8 (1x cada)
Cartão de cereais - molde 1, 2a e 2b (1x cada)


  • Recortar todos os moldes muito minuciosamente.
  • Colar o corpo do pai natal na parte de trás da caixa( como mostra a imagem) (molde 1) e pintar de vermelho o seu verso
  • Fazer uma dobra nas mãos do pai natal (linha a tracejado, molde 2) e cola-las nos braços do pai natal
  • Colar a parte verde pelos dois lados das mãos (molde 3)
  • Colar a blusa do pai natal (molde 4)
  • Colar as mãos na lateral da caixa
  • Colar a parte branca da manga no lado de dentro (molde 5) e também pelo lado de fora (molde 6)
  • Colar a parte de trás da blusa do pai natal na sua parte de trás (molde 7)
  • Colar a cabeça (molde 8) e depois colar o gorro (molde 9) e sobrepor em cima a parte branca (molde10 e 11)
  • Fazer algumas formas circulares em cartolina de espuma branca com diversos tamanhos e colar na cara do pai natal para fazer a sua barba e cabelo.
  • Colar  a boca e depois os bigodes (molde 13a e 13 b)
  • Colar os olhos
  • Colar a estrela (molde 12)
  • Pincelar com um bocadinho de cola branca a frente do porta papeis e borrifar com um pouco de brilhantes em pó
  •  Fazer  umas bengalinhas e cola-las na frente do porta papeis 

domingo, 20 de novembro de 2011

Decoração de Natal com símbolos musicais


Este post vem dar seguimento ao tema do post anterior,pois mostro e explico como fazer os símbolos musicais em cartão que  fiz e utilizei para decorar a minha árvore de Natal 2010.
Materiais
Cartão grosso, moldes, tinta acrílica dourada e prateada, brilhantes em pó dourado e prateado, lápis, tesoura e pincel


Modo de fazer
  1. Através dos moldes 2 e 2A (clave de sol) e do molde 1(notas unidas) , desenhe no cartão vários moldes. Recorte-os.
  2. Recorte a zona a tracejado indicada no molde 2 e cole essa parte por detrás do símbolo musical (clave de sol), juntamente com o molde 2A.
  3. Pinte os dois tipos de símbolos musicais de ambos os lados de tinta dourada e outras de prateado, deixando secar entre cada aplicação. Dê uma segunda camada de tinta e de seguida borrife abundantemente com os brilhantes da cor que lhe corresponde.


Bom trabalho!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Decoração de natal com CDs



O post que se segue visa explicar como decorar Cds para ornamentar a sua casa sobretudo a sua árvore de Natal na época natalícia. Esta ideia foi implementada na minha àrvore de Natal de 2010. Uma excelente ideia para reaproveitar os CDs estragados!

 
Materiais
CDs estragados, cartão, papel kraft, tinta acrílica vermelha e dourada, brilhantes vermelhos e dourados em pó, fio dourado, cola,  lápis, tesoura e pincel
Modo de fazer
  1. Utilize um Cd como molde e desenhe  no papel kraft as circunferências e depois recorte-as.
  2. Cole na frente e no verso do Cd as circunferências.
  3. Com um berbequim faça um orifício fino na parte superior do Cd. Pinte de vermelho cada lado, deixando secar entre cada aplicação. Dê uma segunda demão de tinta e borrife abundantemente com os brilhantes vermelhos. Deixe secar. Faça o mesmo no outro lado do Cd.
  4. Desenhe  símbolos de notas de musicais  em cartão não muito grosso e recorte-as. Pinte-as de dourado. No fim da segunda demão de tinta, borrife abundantemente com brilhantes dourados. Deixe secar. Cole um ou dois símbolos de notas musicais no centro de cada lado do Cd (como mostra na imagem).
  5. Enfie o fio dourado no orifício já existente e lace com um nó.
Bom trabalho!
Nota: No próximo post mostrarei e explicarei como fazer a restante decoração da àrvore de natal.

domingo, 13 de novembro de 2011

Uma parte da amizade...


Vou começar por citar George Washington que dizia que “A verdadeira amizade é uma planta que cresce lentamente, e deve experimentar e resistir aos choques da adversidade antes de receber o nome de amizade”. Deve também, segundo a citação de Carlos drummond de Andrade, Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada”. Isto para realçar que nem todo aquele que se diz amigo, o é, pois não é amigo aquele que alardeia a amizade. A amizade sente-se, não se diz e baseia-se numa relação regada mutuamente de dedicação, carinho, solidariedade e de tantas outras coisas maravilhosas, através de atos, palavras e atitudes que se solidificam e  dão alegria.
Continuando a citar autores, Milôr Fernandes dizia “ a verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades”. A meu ver, o verdadeiro amigo é aquele que com as suas qualidades tenta tornar seu amigo numa melhor pessoa, dizendo-lhe com sinceridade a sua opinião sobre ele de forma sincera, clara e direta, pois o verdadeiro amigo aperfeiçoa-nos e enriquece-nos pelo que nos revela de nós mesmos, porque o amigo não é aquele que alegra seu amigo com a mentira, mas o que ofende e o faz chorar com a verdade. Contudo, cabe à outra pessoa considerar ou não o que ouviu. Na verdade, muitas pessoas preferem não ouvir a verdade e iludirem-se com a mentira, ou então ouvirem-na e ignorarem-na.
Os verdadeiros amigos são aqueles que se reconhecem nos maus e nos bons momentos, não aqueles que enquanto a fonte jorra água pura e cristalina, estão sempre lá a beberem-na, mas se eventualmente esta deixa de verter água, afastam-se porque já não têm nada para lograr e dão alegações pouco ou nada convincentes para justificar o seu afastamento e ou reaparecimento ocasional! Ai sim se conhecem os verdadeiros amigos! Infelizmente existem amigos egoístas e geralmente sem nos apercebermos, são esses os que melhor tratamos à nossa volta e que nunca  os esquecemos e se for preciso até " trepamos montanhas" para os defender e proteger, mas depois... são estes os ingratos que usam e abusam da nossa simpatia, disponabilidade e confiança, no entanto, julgam que continuarão a ser tratados da mesma maneira para sempre! Não... desculpa-se à primeira e mantêm-se fiel, desculpa-se à segunda e fica-se atento e à terceira o melhor é desistir de pessoas assim!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Saquinho castanha de S.Martinho

Já se está quase a festejar o S.Martinho por isso, elaborei este saquinho para colocar as castanhas assadas de S.Martinho. Um trabalho ideal para as crianças com a ajuda de um adulto fazerem nos seus tempos livres.

Materiais

Caixa de cereais grande
Moldes
Tinta guache castanho
Cola
Lápis, tesoura, pincel e régua
Fita de cor com 40cm
Cartolina de espuma  e papel de veludo castanho


Modo de fazer

  1. Através dos moldes, desenhe no cartão de cereais os lados A  e B e recorte-os.
  2. Cole o lado 1 em cima do lado 2, de seguida preencha com cola os lados exteriores de 3 e sobre estes cole o lado 4 e sobre  este ùltimo o lado  5.
  3. Depois de construido o saquinho, faça duas tiras de cartão com 2x6cm. Numa destas tiras, faça duas ranhuras e enfie nelas uma tira de fita amarela e cole  na parte interior superior do saquinho(como mostra a imagem).
  4. No  lado de trás  do saquinho, também no seu interior superior, cole a outra tira de cartão e faça duas ranhuras de modo a ranhar o saquinho, para que a fita possa  fechar o saquinho(como mostra a imagem).
  5. Pinte de castanho o lado exterior do saquinho, tendo o cuidado para não sujar de tinta a fita.
  6. Desenhe através do molde 6 na cartolina de espuma  várias castanhas e de seguida com o molde 7 no papel de veludo  e recorte-as. Cole a castanha molde 7 sobre a 6. Depois de prontas cole-as a seu gosto na parte da frente do saquinho.
  7.  Feche o saquinho, amarrando-o com a fita.






Nota: se não quiser fazer a fase 3 e 4 (fita para amarrar o saquinho), pode optar por colar fita de velcro no centro superior do interior do saquinho para poder fecha-lo e depois  apenas fazer o lacinho com a fita ou rafia e cola-lo na parte de trás do saquinho.



Bom trabalho!