Acerca de mim

A minha foto
Ponta Garça, São Miguel-Açores, Portugal

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dora,a exploradora...Convite

Como já se aproxima o aniversário da minha filha Petra, já elaborei os convites para a sua festa. O tema por ela escolhido para decorar a festa  do seu quarto aniversário foi a Dora, a exploradora, uma simpática menina ! Seguem-se fotos do convite, a lista dos  materiais necessários , bem como,  os  moldes e a explicação para  executa-lo.


Materiais

Cartolina de espuma cor-de-rosa, cor de laranja, preto, branco e violeta
Cartolina de papel de cor bronze, branco e amarelo
Moldes
Cola
Tinta guache acrílico castanho, azul, amarelo, preto  e branco
Lápis e tesoura
Paper trimmer
Marcador permanente preto

Modo de fazer
  1. Corte no paper trimmer um retângulo  de cartolina branca com  15,5cm x 12,5 cm e no seu verso imprima a mensagem do convite.
  2. Corte no paper trimmer tiras de cartolina de espuma rosa com 1 cm de largura e cole-as à volta do  cartão convite  na parte da frente e no verso.
  3. Desenhe através dos moldes e nas respetivas cores de papel o corpo, vestuário e acessórios da boneca e recorte.
  4. Comece por colar no cartão convite, o corpo da boneca (molde 1), de seguida o cabelo (molde 2), depois sobreponha a cabeça (molde 3)e  a outra parte do cabelo (molde 4).
  5. Cole as peúgas (molde 6), os sapatos (molde 5), os calções (molde 7), a camisa (molde 8), as alças da mochila (molde 9) e por fim a parte branca dos olhos (molde 10) na cara da boneca.
  6. Por fim, desenhe a pulseira, a boca e os olhos, pinte-os com as respetivas cores e finalize contornando-os com o marcador.
Bom trabalho!

domingo, 26 de junho de 2011

As três marchas de Ponta Garça


Na passada noite de São João (dia 23 de Junho de 2011), Ponta Garça cumpriu com a sua tradição, saindo à rua animando as ruas das Vila com as suas vozes que se ouviam ao longe, com toda a sua pujança, alegria e ardor que contagiou e inspirou toda a multidão que assistia ao desfile.
E são cada vez mais aqueles que desejam  ser marchantes na noite de São João, dai, este ano haver a constituição de mais uma marcha, relativamente aos anos anteriores, nomeadamente a marcha das Campesinas, pois Ponta Garça presenteou a multidão espetadora com três marchas todas elas cheias de cor, brilho, sorriso, melodia, vivacidade e encanto em honra de são João.
 
Das três marchas de Ponta Garça  que participaram no desfile, a primeira a exibir-se foi a Marcha dos Amigos de Ponta Garça com 84 elementos, todos eles muito jovens e cujo tema foi a sorte das cartas. Os marchantes dançaram e cantaram alegremente e com as suas cartas lançaram as suas sortes! Uma marcha repleta de espírito mágico na noite de São João!

A segunda foi a Marcha das Campesinas que este ano saiu à rua pela primeira vez. Esta marcha contou com 66 elementos, com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos. O tema como o próprio nome expressa foi o ambiente campesino, pois a marcha homenageou o campino, numa ligação direta à nossa terra, pois Ponta Garça é a terra de lavradores e campesinas! Uma Marcha que veio  embelezar a noite de São João!

A Terceira marcha de Ponta Garça a desfilar foi a Marcha da Juventude que contou com 70 elementos jovens. O tema foi as fogueiras e manjericos de são João. Exibiram enormes manjericos e as marchantes estavam vestidas com trajes  que pareciam fogueiras a iluminar e a aquecer a alma e o coração de todos. Uma marcha cheia de brilho e fervência!


A todos os organizadores, colaboradores e marchantes das supracitadas marchas os meus sinceros parabéns!

sábado, 25 de junho de 2011

São João da Vila 2011

Mais um ano  festejou-se o São João da vila 2011.É uma festa de puro divertimento pagão que cada vez mais continua viva com a tradição da saída de marchas à rua que atraem centenas  de visitantes que vêm apreciar o desfile e festejar a noite com muita sardinha, bailarico e folia.
Preparadas e ensaiadas secretamente com muita antecipação, numa alegre e saudável competição, eis que chegou a grande noite de são João, a noite mais alegre e mágica do ano.
As marchas concentraram-se junto à rotunda dos frades da vila. O desfile abriu às 21h e 30m com a Charanga da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de V.F.C., seguindo-se o desfile de motas e carros clássicos que circularam pela rua, numa verdadeira folia e afinação e por fim, desfilaram até às 2h da madrugada as tão desejadas marchas populares.
Saíram à rua uma dúzia de marchas do concelho de Vila Franca do Campo, acompanhadas por filarmónicas da ilha de São Miguel que tocavam as melodias que os pares entoavam, contagiando toda a gente. Cada marcha com o seu mote e beleza singular, exibindo muita cor, ritmo e vivacidade o que regozijou a vila inteira!
A noite de 23 para 24 de Junho é sem duvida a noite mais alegre do ano e só termina às seis horas da manhã com a alvorada dada de cima da torre da câmara.
Ao final da noite do dia 24, as marchas voltaram a sair à rua com muito brilho e alegria. Abriu o desfile a mesma Charanga da noite anterior e depois o grupo de tambores da Uno jovens de Ponta Garça, que para muitas pessoas foi uma autêntica surpresa pois, nunca os tinham visto nesse tipo de atividade. Isso só pode significar que Ponta Garça (a minha terra) continua a evoluir!
Portanto, foi um São João, muito alegre, com muita inovação, vibração e emoção! Viva o São João da Vila!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pudim de atum da Cris

Hoje trago uma receita de pudim de atum, feito essencialmente com pão e legumes, pois cá em casa quando há pão caseiro duro, eu aproveito-o, pois nunca desperdiço nada!
Apesar de ser uma comida que não faz parte da minha lista de comidas preferidas, até  que  gostei imenso de a comer, pois o pudim ficou muito saboroso e apetecível!


Ingredientes:
Metade de um pão caseiro
0,5 de leite
3 Latas de atum
2 Cenouras
3 Ovos
100gr de ervilhas
2 Batatas grandes
1 Cebola grande
2 Dentes de alho
1 Pacote de nata
2 Colheres de sopa de massa de pimentão
Azeite q.b
Sal e pimenta q.b

Modo de preparação:
Desfaça o pão e junte o leite fervendo e mexa. Entretanto coza por 10 minutos em água e sal as cenouras e as batatas em cubinhos e as ervilhas. Refogue no azeite a cebola e os alhos picados miudamente. Junte ao preparado de pão os legumes e a cebola. Mexa, acrescente os ovos, a nata e o atum e envolva muito bem. Tempere com a massa de pimentão, sal e pimenta a gosto. Envolta tudo. Vaze para um tabuleiro e leve-o ao forno durante 40 minutos a uma temperatura de 180º.Sirva com salada de alface.   


Bom apetite!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Cris de A a V



Muitas vezes as pessoas perguntam a outras quais são as caraterísticas (qualidades e defeitos) que expressam a sua personalidade, mas, na maioria das vezes as respostas são sempre as mesmas: eu sou simpática, eu sou morena, eu sou alta e gorda, eu  sou gulosa, eu sou refilona, eu  sou … e a pessoa acaba por não referir aquelas características fulcrais que determinam os seus modos de pensar, sentir e agir, ou seja a sua individualidade pessoal e social, que a diferencia das outras pessoas, e a torna única. Isto acontece, talvez, porque  as pessoas não se conhecem a si próprias e também, porque é mais fácil identificar  os seus defeitos dos que as suas qualidades.
Com o intuito de você se conhecer melhor, eu sugiro que  faça um estudo de auto conhecimento, elaborando uma lista com muitos adjectivos que descrevam as suas qualidades e defeitos. Assim, passará a reconhece-los melhor,pois   reconhecendo as suas qualidades, você pode analisar até onde pode ir e com os defeitos pode analisar e perceber as suas limitações, pois efetivamente as suas qualidades e defeitos são muito interessantes!
Eu já fiz a minha lista de A a V com apenas  cerca de sessenta caraterísticas e você de que está à espera?


A- Ambiciosa, assertiva, apreensiva, autodidata, aventureira, afável

B- Benevolente

C- Compreensiva, confiante, curiosa, criativa, corajosa, competitiva, competente

D- Determinada, dinâmica, discreta

E- Energética, esotérica, entusiasta, excêntrica, exigente, empreendedora, eficiente

F- Flexível, fiel

G- Generosa, guerreira

H- Hábil, humilde

I- Inovadora, impaciente, impulsiva, independente, intuitiva, inteligente

J- Justa

L- Leal, liberal

M- Metódica

N- Nervosa

O- Objetiva, otimista, observadora, original

P- Pioneira, ponderada, perseverante, perfecionista, perspicaz

Q- Querida

R- Racional, responsável, realista

S- Sensata, simpática, sociável, séria

T- Teimosa

U- Única

V- Vaidosa

sábado, 18 de junho de 2011

Algures no Nordeste

Neste post de hoje, ainda vou continuar a falar do Nordeste, mais concretamente da minha passagem por lá entre os dias 9 e 13 de junho de 2011, publicando  algumas fotografias minhas algures por lá.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cris no exterior da casa laranja

No post de ontem, mostrei algumas fotografias da Casa Laranja ,local onde  passei com a familia umas  óptimas mini férias,e no de hoje,mostro algumas minhas no exterior da mesma .





quinta-feira, 16 de junho de 2011

Casa Laranja no Nordeste

Nos passados dias de 9 a 13 de Junho de 2011, fui passar com a família umas mini férias para o Nordeste, o concelho mais florido de São Miguel. Ficamos na   casa laranja que é uma das 2 casas de alojamento rural,designadas por Casas do Monte Alegre situadas em Santo António Nordestinho . 
A casa laranja é um T1, que proporciona aos seus hospedes bem estar  e conforto  e  lhes  presenteia   com um agradável pátio  com churrasqueira e espaços verdes ideal para repousar e respirar ar puro e acalmar a mente  no sossego do campo.
Seguem-se fotografias do interior e exterior desta casa de campo.








Contatos: Nome - Luis Lima   Telemóvel - 919715662

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hortênsia nas festas populares


As hortênsias são flores que florejam nesta época do ano, embelezando os nossos jardins e estradas açorianas, conferindo uma alegria encantadora pela frescura das suas folhas e pelo colorido das suas pétalas que podem ser nos mais variados tons, branco, azul, roxo e rosa. É uma flôr muito caraterística da festa popular de São João. Por isso, elaborei este vaso com uma hortênsia azul, ideal para decorar a casa nesta época festiva. É um trabalho muito fácil de elaborar!



Materiais:

Restos de placa de espuma azul claro e branco
1 Tubo de cola
Cartão
Tinta guache cor de laranja, castanho e verde (para o vaso)
Tinta azulão, amarelo e castanho (para a hortênsia)
Cola branca
Verniz de água
Moldes
Pincel de duas espessuras
Lápis e tesoura

Modo de fazer:

1- Desenhe no cartão o molde do vaso da hortênsia e recorte.

2- Misture as tintas para pintar o vaso com um bocadinho de cola branca e  pinte de laranja a frente e verso do vaso da hortênsia, e com o castanho faça umas nuances usando a técnica de sombra e luz.

3- Pinte de azulão a frente e verso da hortênsia.

4- Envernize o vaso e deixe secar.

5- Desenhe na espuma branca vários moldes 1,2 e 3 e recorte.

6- Desenhe na espuma azul vários moldes 1 e 2 e recorte.


7- Faça com a tinta castanho e amarelo umas pequenas nuances nas pétalas da hortência.

   
8- Primeiramente, cole na base da hortênsia as pétalas brancas e depois  sobreponha alternadamente as pétalas azuis, começando a preencher de fora para dentro. 

P.S- Se quiser, pode também preencher a parte de trás da hortênsia.

 Bom trabalho!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Manjerico de São João

O manjerico é um símbolo que não pode faltar nas festas populares de São João e de Santo António. É uma planta benfazeja, pois dá boa sorte e traz energia positiva. É símbolo de fertilidade e bonança. Por isso, o melhor é decorar a sua casa com manjericos e  pode ser você a  elabora-los ,pois, neste post, mostro e explico como elaborar facilmente um manjerico de papel.

Materiais: 

2 Folhas de papel de  seda verde escuro
1 Tubo de cola
Cartão
Tinta guache cor de laranja,castanho e verde
Cola branca
Verniz de água
Moldes
Pincel de duas espessuras
Lápis e tesoura




Modo de fazer:

1- Desenhe no cartão o molde do manjerico e recorte.



2- Misture cada tinta com um bocadinho de cola branca e  pinte de laranja a frente e verso do vaso do manjerico, e com o castanho faça umas nuances usando a técnica de sombra e luz.

3- Pinte de verde a frente e verso da parte do manjerico.


4- Envernize o vaso e deixe secar.

5- Dobre o papel de seda em 3 partes, formando 8 retângulos.




6- Desenhe no papel de seda os 3 moldes das folhas do manjerico( desenhe mais quantidade  do molde maior e menos do molde menor).Recorte.

7-Cole sobrepondo alternadamente as folhas recortadas na frente e no verso
do manjerico.


 Bom trabalho!